Já ouviu falar sobre capeante?

Muito utilizado na auditoria de contas hospitalares, nada mais é que a identificação de todos os apontamentos que foram feitos pelo médico e enfermeiro auditor da operadora de saúde acordado junto com os auditores do prestador que foi auditado. Nele são identificados dados da conta auditada, dados do prestador, da operadora de saúde, do paciente, itens glosados ( aquilo que não será pago ).

Não há um padrão de capeante, mas geralmente os itens que são detalhados nele são os mesmos vistos na conta hospitalar:

  • diárias
  • taxas
  • materiais
  • medicamentos
  • OPME
  • exames
  • honorário médico

Muitas operadoras de saúde já estão adotando os capeantes eletrônicos como uma forma de deixar os dados do paciente e da conta hospitalar mais seguros , deixar os dados com mais qualidade e menor quantidade de erros, já que são integrados com os sistemas de auditoria.

“ Os capeantes eletrônicos além de todas as vantagens citadas acima ainda oferecem funcionalidades que ainda não são exploradas pelos gestores: a possibilidade de detalhar os itens glosados por centro de custo e qual o item que foi glosado. Por exemplo, com a tecnologia, ficou mais fácil saber exatamente que a glosa de R$ X de material por exemplo aconteceu no centro cirúrgico , na UTI adulto e ainda consegue detalhar cada um destes valores: glosa x de conector valvulado, glosa y de campo cirúrgico etc . A tecnologia permite o melhor rastreamento da informação e melhor qualidade do dado para gerar indicadores mais assertivos. Além de possibilidades de integração com sistemas de Business Intelligence (BI) e uso de inteligência artificial.”

Com sistemas especializados como Dr. Marvin, tanto os auditores das operadoras quanto dos prestadores deixam de lado o papel e a caneta e passam a fazer os apontamentos no módulo de Consenso Eletrônico, possibilitando que ambas as auditorias negociem de forma transparente e totalmente eletrônica a conta hospitalar, gerando no final deste processo o capeante e as planilhas de controle que geralmente são feitas manualmente pelas equipes de auditoria das operadoras.

Todos os apontamentos podem ser acessados e visualizados de forma eletrônica, possibilitando assim confrontar as entregas das contas apresentadas no final do processo, garantindo assim todo trabalho realizado na Auditoria Externa, pois não é mais necessário "correr atrás" de espelhos de conta rabiscados ou planilhas para visualizar toda negociação feita.

Ambas as auditorias ganham tempo e conseguem ter acesso aos itens mais negociados e discutidos tornando assim processo mais rápido e assertivo.

O Dr. Marvin possui dois tipos de capeante, um separado pelos grupos de itens da TISS (Procedimento, Materiais, Medicamentos, Diárias, Taxas, Pacotes, Próprias) e outro por Agrupadores, que são definidos pela própria instituição.

E você auditor em saúde como usa o capeante? E você gestor , o que faz com a informação que ele gera?

Modelo de capeante gerado pelo Dr. Marvin

Fonte: LRMG - Realidade em Auditoria

Matéria escrita por Luciane Mandia em colaboração com a equipe da Dr Marvin


Outras matérias relacionadas:

Hospital implantou o Dr. Marvin e veja o que ocorreu com as glosas
Relatório mostra tendência de alta nas glosas e prazos mais curtos