A primeira versão do Balanço Observatório ANAHP (Associação Nacional de Hospitais Privados), lançado em Março de 2024, traz informações importantes e atualizadas do mercado de saúde suplementar.

Em relação as glosas, observa-se um aumento significativo de 2019 a 2023. De acordo com a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), esses índices refletem o percentual dos valores iniciais e finais glosados pelas operadoras em relação ao valor total dos serviços cobrados pelos prestadores de saúde.

Quanto ao tempo médio para pagamento, que é o intervalo entre o recebimento da fatura pela operadora e o pagamento efetuado ao prestador de serviço, houve uma ligeira diminuição desse período nos últimos anos, segundo os dados da ANS.

Esse prazo de pagamento indica o prazo contratualizado entre operadora e prestador, mas não leva em consideração a velocidade para o pagamento do serviço realizado, ou seja, não considera a data do atendimento até o fechamento da fatura.

É também importante notar que o indicador em questão se baseia na média de tempo calculada a partir do número de guias processadas e submetidas para pagamento no período, sem levar em conta o valor financeiro envolvido. Assim, o indicador tende a representar principalmente o tempo médio de pagamento para procedimentos que não envolvem internação, isto é, serviços prestados por clínicas e profissionais ambulatoriais.

Além do detalhamento sobre as glosas, o Balanço Observatório ANAP oferece uma gama de informações e análises críticas que são essenciais para a compreensão e o desenvolvimento do setor de saúde no Brasil.

Vale a pena conferir o relatório completo do mês de março de 2024.

Fonte: ANAHP


Outras matérias relacionadas:

Hospital implantou o Dr. Marvin e veja o que ocorreu com as glosas
Fraudes na saúde ganham as manchetes


Todos os direitos desse material está reservado a ANAHP (Associação Nacional de Hospitais Privados)

Categorias: