CID (Classificação Internacional de Doenças) é um documento organizado pela OMS (Organização Mundial da Saúde) para listar em detalhes e de forma organizada e padronizada, doenças, lesões ou causas de morte que já foram identificadas pela Medicina.

Após diversas versões, a atualiação de 2023 é o resultado de extensas contribuições de utilizadores, tradutores, cientistas e parceiros com mais de 500 propostas processadas no ano de 2022.

Aqui está uma lista das principais mudanças que chegaram com este lançamento anual do CID-11 de 2023:

- Todas as ferramentas e APIs estão disponíveis nos idiomas (árabe, chinês, inglês, francês, russo, espanhol e turco). Existe ainda outros 23 idiomas que estão sendo traduzidos;

- As tabelas de mapeamento do CID-11 foram atualizadas para maior precisão. Foram adicionadas novas opções com aumento na visualização da terminologia criando novas forma de explorar a CID-11.

- Atualizações de conteúdo, como a lista das vacinas atuais contra a COVID-19 e subtipos de SARS-COV-2;

- Utilização do termo "mpox" ao invés de “varíola do macaco”. Ambos os nomes serão usados simultaneamente por um ano enquanto a "varíola do macaco" é eliminada gradualmente.

- Melhoria na plataforma de manutenção, que foi atualizada com  mecanismos de inclusões de propostas e aprimoramentos na plataforma de tradução que permite um melhor rastreamento do status das traduções. Neste local é possível criar uma conta para contribuir escrevendo propostas ou comentários.

- Inclusão de regras de codificação de morbidade e mortalidade;

- As listas especiais de tabelas de mortalidade e morbidade são disponibilizadas online e podem ser baixadas. Existe agora uma plataforma disponível que facilita ainda mais a edição dessas listas.

E para os especialistas em TI ...

A versão ICD-API inclui os algoritmos "Digital Open Rule Integrated cause of death selection" ou DORIS, que podem ser diretamente implantados em sistemas eletrônicos  a partir da API (em Pré-lançamento).

 

Confira a CID-11 atualização 2023