Dúvida do Assinante

“Boa tarde! Poderia por gentileza me confirmar se procedimentos realizados beira leito (CTI ) contempla dobra dos honorários para repasse ?”


Resposta do Dr. Marvin:

De acordo com a CBHPM, se um paciente optar por ficar em um quarto de apartamento mesmo sendo elegível para um quarto de enfermaria, o honorário médico pode ser dobrado.
Nesse caso, se o CTI que ele ficar for apartamento, também é possível cobrar o valor dobrado do honorário médico, desde que o paciente tenha optado por essa opção antes da internação. É importante ressaltar que essa regra não se aplica em casos de falta de vagas em enfermarias, em que o paciente pode ser alocado em um quarto de apartamento por necessidade de atendimento. Nesses casos, não é permitido cobrar o valor dobrado do honorário médico, mesmo que o paciente seja atendido em um quarto de apartamento.
É importante destacar que essa regra vale apenas para procedimentos médicos, e não inclui exames de imagem, por exemplo.
 
Você pode conferir este trecho na CBHPM:

6. CONDIÇÕES DE INTERNAÇÃO

6.1 Quando o paciente voluntariamente internar-se em ACOMODAÇÕES HOSPITALARES SUPERIORES, diferentes das previstas no item 1.5 destas Instruções e do previsto em seu plano de saúde original, a valoração do porte referente aos procedimentos será complementada por negociação entre o paciente e o médico, servindo como referência o item 6.2 destas Instruções.

6.2 Para os planos superiores ofertados por operadoras, diferentemente do previsto no citado item 1.5, fica prevista a valoração do porte pelo dobro de sua quantificação, nos casos de pacientes internados em apartamento ou quarto privativo, em “hospital-dia” ou UTI. Não estão sujeitos às condições deste item os atos médicos do capítulo IV (Diagnósticos e Terapêuticos), exceto quando previstos em observações específicas do capítulo.

6.3 Eventuais acordos operacionais entre operadoras de serviços de saúde e hospitais não podem diminuir a quantificação dos portes estabelecidos para equipe médica, observados os itens acima (6.1 e 6.2).


 
Espero ter resolvido a sua dúvida fico a disposição !
 

Veja também:

Dica de faturamento hospitalar – Data e hora nas guias TISS
Dica – TISS 4.0 e a mudança da segurança e privacidade

Além disso, a equipe do Dr. Marvin preparou um E-BOOK especial e gratuito com a compilação das principais dúvidas recebidas em 2022. Confira !!!

[table “3” not found /]