Na Saúde, os desafios ultrapassam a capacidade humana em tamanho e complexidade. Assim, são necessárias ferramentas para ampliar o potencial e ajudar a encontrar caminhos e respostas para problemas complexos.

Uma ferramenta muito utilizada para tornar o atendimento ambulatorial e hospitalar mais simples e dinâmico é o prontuário eletrônico. Essa ferramenta já vem sendo muito utilizada nas instituições brasileiras e ela permite o registro de informações gerais sobre o quadro de saúde do paciente.

Podemos dizer ainda que o prontuário eletrônico é um conjunto de documentos provenientes de diferentes fontes, como laboratórios e clínicas médicas, e tem o objetivo de registrar os cuidados médicos prestados a um paciente. Possui, portanto, propósito pessoal e interpessoal, servindo tanto ao paciente como aos profissionais de saúde.

Auditoria utilizando o prontuário

Além de instrumento fundamental para o atendimento médico, o prontuário eletrônico oferece informações valiosas para a equipe de auditoria e faturamento que podem acessar facilmente as evoluções da enfermagem, laudos médicos, prescrições, resultados de exames e muitas outras informações que estão registradas de maneira clara e organizada.

De posse dessas informações, os auditores conseguem determinar quais insumos e serviços foram realmente utilizados no atendimento do paciente e consequentemente devem compor a fatura a ser enviada ao convênio.

Problema resolvido (ou novo problema ?)

Se por um lado o prontuário resolveu o problema de acesso a informação, por outro ele trouxe um novo desafio aos auditores que agora dispõem de uma infinidade de dados e documentos que devem ser lidos e analisados para chegar a uma conclusão.

Em muitas instituições o volume de textos a serem lidos e interpretados é tão grande que profissionais de outras áreas são remanejados para o setor de auditoria, uma vez que o volume de trabalho aumentou e esse setor é o responsável pela garantia da viabilidade financeira dos serviços e sistemas de saúde.

Um robô treinado para ler textos médicos

O uso da inteligência artificial na área da saúde vem aumentando de maneira exponencial, especialmente nos últimos anos. São diversas soluções no auxílio a detecção de doenças, e principalmente na análise de imagens que permitem aos profissionais da saúde oferecer um diagnóstico e um tratamento mais assertivo aos pacientes.

Os robôs, na verdade softwares que utilizam a inteligência artificial, já estão auxiliando também as equipes de auditoria a ler e interpretar textos clínicos.

Apesar dos robôs parecerem ser coisa do futuro, eles já estão sendo treinados há algum tempo. De acordo com Claumir Claudino dos Santos, diretor da Dynamix Software, “A inteligência artificial do Doutor Marvin começou a ser desenvolvida no ano de 2017 e hoje já identifica e compreende mais de 500 termos clínicos e médicos registrados nas evoluções, laudos e descrições cirúrgicas do prontuário.”

Diversas instituições brasileiras, como o Hospital Albert Einstein, já estão utilizando essa tecnologia para automatizar a leitura dos prontuários do paciente de forma a aproveitar todas as informações sem onerar o trabalho dos auditores.

O robô é capaz de melhorar a qualidade da auditoria e reduzir o tempo de análise das contas evitando perdas invisíveis e tornando o trabalho dos auditores mais simples e menos penoso.

E na sua instituição ? Quanto tempo a sua equipe gasta lendo o prontuários dos pacientes ?


A inteligência artificial aplicada à auditoria de contas funciona ?