Atualização do Rol da ANS – 2019-2020

Nos últimos dias 4 e 5 de novembro, a diretoria da ANS iniciou a avaliação das primeiras sugestões de tecnologias em saúde, que foram recebidas no processo de atualização do ROL 2019-2020.

A reunião contou com a presença de representantes de entidades do setor, os membros da CAMSS (Câmara de Saúde Suplementar) bem como os próprios autores das propostas discutidas no evento.

Sugestões Analisadas

  1. Teste de quantificação de TRECs e KRECs – Indicação de Uso: Rastreamento Neonatal de Imunodeficiências.
  2. Teste cutâneo de punctura ou intradérmico com medicamentos – Indicação de Uso: Investigação de reações de hipersensibilidade a medicamentos.
  3. Teste de Provocação com Medicamentos – Oral e injetável – Indicação de Uso: Diagnóstico das reações de hipersensibilidade a medicamentos.
  4. Teste de Provocação Oral com Alimentos – Indicação de Uso: Diagnóstico das alergias alimentares.
  5. Teste de Procalcitonina (PCT) – Indicação de Uso: Teste diagnóstico de Sepse.
  6. Teste de liberação de Interferon-Gama – Indicação de Uso: Teste para detecção de tuberculose latente em pacientes imunocomprometidos.
  7. Calprotectina Fecal – Indicação de uso: Diagnóstico e monitoramento da doença Inflamatória Intestinal (Doença de Crohn ou Retocolite Ulcerativa).
  8. Razão do teste Sflit-1/ PLGF – Indicação de Uso: Auxílio a mulheres grávidas com suspeita de pré-eclâmpsia entre as semanas gestacionais 24º a 36º + 6 dias.
  9. Identificação Multiplex por PCR – Painel hemocultura – Indicação de Uso: Identificação de infecções da corrente sanguínea.
  10. Identificação Multiplex por PCR – Painel meningite/encefalite – Indicação de Uso: Identificação de infecções do sistema nervoso central.
  11. Identificação Multiplex por PCR – Painel respiratório – Indicação de Uso: Investigação diagnóstica de infecções do trato respiratório superior e inferior em pacientes imunocomprometidos.
  12. Identificação Multiplex por PCR – Painel gastrointestinal – Indicação de Uso: Investigação diagnóstica de infecções gastrointestinais em pacientes imunocomprometidos, internados com uso de antibióticos ou com diarreia persistente/prolongada.

Cronograma de Atualização do Rol

De acordo com o cronograma divulgado pela agência, a análise técnica segue até o mês de Maio/2020, sendo que a publicação da Resolução Normativa (RN) está prevista para o final de novembro de 2020.

Assuntos relacionados: TISS 03.04.00