Responsabilidades e muito trabalho

O setor de faturamento tem grande importância na saúde financeira do hospital pois ele é o responsável em converter em lucro todas as operações de prestação de serviços produzidas pelos atendimentos.

Apesar da relevante função desempenhada pelos faturistas, o volume de contas, os prazos apertados e a falta de informações internas, faz com eles tenham uma grande dificuldade de fechar todas as atividades do mês.

Grande parte do precioso tempo desses profissionais é perdido em  atividades repetitivas, como a contagem de materiais e medicamentos, a localização de documentos em outros setores, a revisão de kits que muitas vezes são lançados incorretamente no sistema, isso sem falar na dificuldade de atualização de todas as tabelas de preços envolvidas no atendimento hospitalar.

Para se ter uma idéia, a segunda edição do Boletim Econômico da Fehoesp, entidade que representa o setor no Estado de São Paulo, aponta que 97% dos serviços de saúde com planos de saúde sofrem glosas nas contas enviadas aos convênios.

Isso é um dado que comprova que, apesar de todos os esforços envolvidos pelas equipes de faturamento, o volume de glosas ainda é muito elevado e isso acarreta em mais trabalho para o setor, uma vez que as contas glosadas precisam ser recursadas, ou seja, a quantidade de trabalho só aumenta, tornando-se uma “bola de neve”.

Boas práticas e ferramentas ajudam bastante

A solução para esses problemas passa pela implementação de algumas boas práticas no setor, de modo que o fluxo de trabalho fique organizado e que o profissional consiga ter maior tranquilidade para faturar corretamente.

A contratação e treinamento de auditores internos também auxilia na redução das glosas e consequentemente o tempo gasto com os recursos.

A utilização de uma ferramenta de auditoria como o Dr. Marvin permite a redução de atividades repetitivas como a contagem de materiais/medicamentos, a validação de tabelas de preços, a conferência dos kits cirúrgicos e de kits diluição, etc.

Confira os  outros benefícios que a ferramenta oferece.

Cooperação é fundamental

Para que o setor de faturamento hospitalar alcance resultados positivos, é necessário informar os funcionários a importância desta seção para a manutenção da instituição no mercado e a necessidade da cooperação de todos para que os processos sejam seguidos à risca.

Aos gestores cabe a responsabilidade de manter a equipe capacitada e munida de ferramentas produtivas, pois a manutenção da situação financeira da instituição depende desses profissionais.