Termina em 9 de março de 2018 o prazo dado pela ANS para que os prestadores consigam um reajuste maior com o convênio. Para isso é necessário que façam o preenchimento do questionário que mede a qualificação do prestador.

 Esse formulário é utilizado para a definição do reajuste dos contratos entre os prestadores de serviços e os convênios médicos.

O benefício do preenchimento

Para os prestadores que responderem o formulário, será incluído pela ANS um percentual na renovação dos contratos com o convênio.

Além de medir a qualificação do prestador, as informações obtidas servirão de base para a realização de uma pesquisa que dará subsídios para a elaboração de programas e políticas para o setor, em particular o Qualiss - Programa de Qualificação dos Prestadores de Serviços na Saúde Suplementar.

Prestadores Interessados no preenchimento

Todos os prestadores de serviços de atenção à saúde – como hospitais, profissionais de saúde, clínicas e Serviços de Apoio Diagnóstico e Terapia (SADT) devem preencher os formulários ou informar os resultados dos indicadores que serão adotados para fins de aplicação do Fator de Qualidade.

Percentuais de reajustes dos convênios

No caso dos médicos e pessoas jurídicas que prestam serviço para os convênios, os percentuais de reajuste serão os seguintes:

  • 100% do IPCA no reajuste, para os médicos que não têm Título de Especialista não preencherem o formulário;
  • 105% do IPCA no reajuste, para os médicos que têm Título de Especialista e não preencherem o formulário;
  • 105% do IPCA no reajuste, para os médicos que não Título de Especialista mas preencherem o formulário;
  • e 110% do IPCA para os que possuem possuem o Título de Especialista e preencherem o formulário;

Critérios-fator-qualidadeAo final do período de apuração dos dados, a ANS divulgará a lista de prestadores que preencherem os critérios relativos aos níveis 105% e 100% do formulário.

Contratos afetados

Esse fator será utilizado apenas quando não existir acordo nos primeiros 90 dias do ano. Ele será válido para os contratos que prevejam apenas a livre negociação entre prestadores e convênios. O preenchimento das informações é uma forma de incrementar do faturamento das instituições hospitalares.

Acessar os formulários

O questionário pode ser baixado no site da ANS, através do endereço: fator de qualidade

Instituições apoiadoras

Além da ANS, diversas entidades de classes como a AMB (Associação Médica Brasileira), o CFM (Conselho Federal de Medicina)  e o COMSU (Comissão Nacional de Saúde Suplementar) salientam a importância das informações preenchidas para o setor de saúde brasileiro.

Fontes: Site da ANS e Portal do CFM.