A ANS lançou em 28/02/2019 a nova versão da TISS Fevereiro/2019. A TISS - Troca de Informações na Saúde Suplementar, foi estabelecida como um padrão obrigatório para as trocas eletrônicas de dados de atenção à saúde dos beneficiários, entre os agentes da Saúde Suplementar.
O objetivo é padronizar as ações administrativas, subsidiar as ações de avaliação e acompanhamento econômico, financeiro e assistencial das operadoras de planos privados de assistência à saúde e compor o Registro Eletrônico de Saúde.
Essa versão está identificada pelo número 03.04.00 e pode ser verificada no quadro de versões:
Mudanças da TISS 03.04.00
Além de novas regras, a nova versão conta com a inclusão, exclusão e alterações de diversos itens de acordo com a tabela abaixo:
O padrão da TISS 03.04.00
Nesta nova versão, existem 5 grupos de arquivos disponibilizados para download. Abaixo segue uma breve descrição de cada arquivo:
1 . Componente organizacional
Mostra as regras para operacionalização da TISS, contendo o que foi alterado, incluído e excluído nesta verão bem como regras da TISS.
2. Componente de conteúdo e estrutura
Este arquivo contem 2 arquivos um PDF e uma planilha mostrado a forma de apresentação dos dados para troca de informações eletrônicas e no plano de contingencia.
3. Componente de reapresentação de conceitos em saúde (Terminologia Unificada da Saude Suplementar)
Este arquivo traz todas as tabelas TUSS – Terminologia Unificada em Saúde Suplementar, trazendo nesta versão de forma separada. Este arquivo contem 12 arquivos, divididos entre PDF e planilhas.
4. Componente de segurança e privacidade
Este arquivo trata os requisitos de proteção para assegurar o direito individual ao sigilo, à privacidade e à confidencialidade dos dados de atenção à saúde. Tem como base o sigilo profissional e segue a legislação.
5. Componente de comunicação
Estabelece os meios e os métodos de comunicação das mensagens eletrônicas definidas no componente de conteúdo e estrutura. Adota a linguagem de marcação de dados XML - Extensible Markup Language.
Fique atento e veja informações completas no site da ANS, através do link.
Fontes: Site da ANS