Dicas do Dr. Marvin – Faturamento da ECMO

ECMO (Membrana de Oxigenação Extra Corpórea)

Dúvida do Assinante

“Quais insumos são utilizados numa ECMO?


Resposta do Dr. Marvin:

Como uma das alternativas para a melhora da troca gasosa em pacientes com COVID 19, em um estágio inflamatório agudo, está sendo divulgado a utilização da ECMO (Membrana de Oxigenação Extra Corpórea).

O ECMO consiste na retirada do sangue do paciente por uma bomba onde, através de uma membrana artificial, o sangue é oxigenado regressando depois à corrente sanguínea, aliviando assim o trabalho do pulmão de forma que ele possa se recuperar mais facilmente.


Vamos listar os insumos básicos para utilização deste recurso, lembrando sempre que todo novo procedimento adotado pela instituição deve ser negociado previamente com o convênio, a fim de evitar glosas.

Os materiais e medicamentos utilizados para este tratamento estão listados baseados no Protocolo Assistencial para Pacientes com ECMO da UFCSPA.




FIQUE ATENTO !

Para cobrança deste procedimento primeiro deve-se observar a real necessidade do uso desta terapia, sempre sendo descrito como problema relacionado a saturação do paciente bem como indicação médica para tal uso.


Veja também:

A equipe do Dr. Marvin preparou um E-BOOK especial e gratuito com as principais dúvidas recebidas em 2020. Confira !!!

Espero que a dica tenha sido útil !!!

O bom entendimento das regras trará uma redução das glosas e um aumento da sua receita!

Se você tiver alguma duvida sobre faturamento hospitalar, clique no Dr. Marvin. As questões mais interessantes poderão ser abordadas nas próximas publicações deste informativo.

O Dr. Marvin deseja um ótimo trabalho e aguarde novas dicas sobre contas médicas e faturamento hospitalar.