Negociação das contas médicas ou consenso
Antes de enviar a fatura, o hospital e a operadora de saúde podem realizar discussões e negociações das contas médicas para alinhar os termos e condições relacionados à conta médica.
Essa negociação, também chamada de consenso, normalmente ocorre presencialmente, na sede de uma das partes, e objetiva resolver pendências, esclarecer dúvidas para chegar a um acordo mútuo em relação à cobrança dos serviços prestados.
Aspectos abordados no consenso
Durante esse processo de negociação prévia ao faturamento, as partes podem abordar vários aspectos, tais como:
- Taxas e honorários: O hospital pode apresentar uma estrutura de taxas e honorários pelos serviços prestados. A operadora de saúde pode analisar esses valores e negociar para que sejam alinhados com as taxas previamente acordadas ou com os valores de mercado estabelecidos.
- Cobertura e elegibilidade: A operadora de saúde pode revisar a fatura para verificar se os serviços são cobertos pelo plano e se o paciente é elegível para receber o reembolso.
- Políticas e diretrizes: As operadoras de saúde têm políticas e diretrizes específicas em relação aos reembolsos e à cobertura de determinados serviços. Durante a negociação, essas políticas podem ser discutidas e ajustadas, se necessário, para chegar a um acordo entre as partes.
- Descontos e acordos: Em algumas situações, hospitais e operadoras de saúde podem ter acordos especiais ou descontos pré-estabelecidos. Durante a negociação, esses acordos podem ser aplicados para determinar os valores a serem pagos pelo plano de saúde.
- Revisão e apelação: Se houver divergências significativas entre as partes em relação à fatura ou ao reembolso proposto, pode haver um processo de revisão ou apelação para resolver as questões pendentes.
Riscos e custos do consenso
Apesar de ser um processo produtivo e importante, uma vez que as principais divergências nas contas são resolvidas antes do faturamento, a tarefa de consenso muitas vezes é custosa, tanto para o prestador quanto para a operadora, pelos seguintes motivos:
- Custo do deslocamento do auditor para a sede da prestadora;
- Dificuldade em agendar um horário comum para a negociação entre os profissionais;
- As negociações são anotadas com papel e caneta, muitas vezes o rabiscando um espelho de conta, o que torna o processo frágil e suscetível a erros;
- Custo com Impressão (espelho de contas, prontuários, etc);
- Digitação e impressão de capeantes em papel das negociações;
- Risco de disponibilizar informações indevidas entre as partes, seja por email ou papel (LGPD);
- Retrabalho da equipe de faturamento do prestador no ajuste das contas;
- Risco de que os ajustes acordados serão efetivamente ajustados e faturados.
Melhoria do processo e o consenso eletrônico
Muitos prestadores de saúde estão num segundo momento, ou seja, estão utilizando a tecnologia e a internet para fazer a negociação na forma de um consenso eletrônico.
Tanto os auditores das operadoras, quanto dos prestadores deixam de lado o papel e a caneta e passam a fazer os apontamentos num software que oferece o Consenso Eletrônico, possibilitando que as partes negociem de forma totalmente digital a conta hospitalar.
As principais vantagens do consenso eletrônico são:
- Todo o trabalho é feito remotamente, ou seja, os auditores não precisam se reunir presencialmente;
- Cada parte analisa e responde os questionamentos no seu tempo, não sendo necessário agendar um horário para a fazer a negociação;
- Economia com impressões e papel, uma vez que a conta e as informações são analisadas de forma eletrônica;
- Garantia que o que foi acordado será efetivamente cobrado;
- Eliminação de planilhas e emails, que muitas vezes se perdem durante o processo.
- Possibilidade de geração de um capeante eletrônico;
- Segurança quanto a disponibilização de informações indevidas;
- Possibilidade de acompanhar em gráficos gerenciais a evolução da negociação de cada auditor, tanto do convênio quanto do lado do prestador.
Para entender melhor ...
Ficou com dúvidas de como um sistema informatizado pode agilizar e negociação das contas ? Entre em contato como nossos especialistas através do formulário.
Assuntos relacionados:
Auditoria concorrente e a sua importância
Conheça o Dr. Marvin e veja como ele pode ajudar a sua instituição de saúde.