No dia 25 de março deste ano, a ANS anunciou sua nova versão do Padrão para Troca de Informação de Saúde Suplementar (TISS). A atualização traz algumas mudanças nos componentes de segurança como a possibilidade de novas mensagens de anexos digitalizados e a atualização decorrente de estudos de adequação para o padrão a lei geral de proteção de dados (LGPD), além da atualização em tabelas de procedimento (Terminologia de procedimentos e eventos em saúde).
Iremos fazer uma série de posts para explicar a mudanças desta versão. Neste primeiro, iniciamos com as principais mudanças:
1 . EXCLUSÃO DO CAMPO NOME DO BENEFICIÁRIO
Foi realizada a exclusão do campo Nome do beneficiário nos recursos de glosa, nas guias do lote, guias de honorário individual, guias de solicitação de prorrogação e guias de odontologia. Vale ressaltar também que o nome do beneficiário se mantém nas guias físicas.
2. INCLUSÃO DO NOME SOCIAL
Realizada a inclusão do campo Nome Social em todas as mensagens e guias onde foi mantido o campo ‘’Nome do beneficiário’’, como as guias de autorização de serviços, quimioterapia, radioterapia e odontologia.
3. NOVA REGRA NA OBRIGAÇÕES NO ENVIO DE DADOS – NOME FORA DO PADRÃO
Incluída nova regra para o envio de dados à ANS:
– Caso o nome do arquivo não atenda à nomenclatura REGANSAAAAMM9999.YYY, o arquivo será rejeitado e identificado pelo sistema como 99/9999 – Competência inválida
4. NOVAS OBRIGATORIEDADES
Na nova versão 4.0 da TISS, foram alteradas algumas condições de preenchimento para ‘’obrigatório’’, como unidade de medidas, código de despesa, data de realização, quantidade e código de item assistencial, dentre outros.
5. ALTERAÇÕES EM COMPONENTES DE SEGURANÇA
Nos campos de componentes de segurança e privacidade as alterações se focam em alterações de descrições de itens e mudanças em condição de utilização de requisitos para ‘’obrigatório’’.
6. TERMINOLOGIAS
As terminologias das tabelas 19, 20, 22 e 64 também passaram por mudanças com a nova versão da TISS. Além da alteração de 2 termos e a exclusão de 26, foram adicionados 36.194 novos termos aplicáveis.
No site a ANS é possível baixar a documentação completa. Acesse:
Fonte: Site da ANS