“Nem todos auditam as contas médicas e acabam tendo retrabalho com glosas e prejuízos”
Algumas entidades não implementaram ainda o processo de auditoria de contas médicas ou implementaram de forma parcial e isso infelizmente acaba gerando retrabalho e prejuízos financeiros para as entidades.
É sabido que os convênios são extremamente criteriosos e rigorosos na análise das contas médicas, pois já utilizam tecnologias que facilitam essas análises.
Quando o convênio detecta a possibilidade de erro, ele não pensa duas vezes em glosar o procedimento e/ou item. Essa informação, que deveria ser clara para o prestador e deveria seguir os padrões exigidos pela ANS, na maioria das vezes não ocorre. O relatório que enviam é confuso e não deixa claro o que de fato foi glosado. Isso torna o processo de retorno de contas moroso e caro para a instituição, pois submete o envolvimento da equipe de faturamento e auditoria de contas para tentar a descobrir o que ocorreu.
É primordial que se implemente o processo de auditoria das contas médicas “de fato” nas entidades evitando assim os impactos gerados pelas glosas.
São milhares de reais glosados mensalmente em todo o Brasil pelos mais variados motivos e os convênios, por razões óbvias, não fazem questão de facilitar o processo.
O que é mais inacreditável ainda, é que “desaparecem” itens das contas. Isso mesmo, os convênios “somem com itens” e me responda: como conferir algo que simplesmente não aparece mais?
Se você não auditar e garantir que os lançamentos estão corretos, prepare-se para problemas.
Lembram-se dos principais motivos de glosas? Acesse o link ao lado: “razões para glosas”.
Entre 60% a 70% das contas médicas apresentam algum problema de lançamento e é por isso que você precisa estar atento.
No próximo informativo sobre a pesquisa que estamos apresentando abordaremos o item: “Até mesmo quem faz auditoria médica não consegue garantir que as contas auditadas estejam corretas”