Análise dos registros clínicos com IA

O Dr. Marvin é um software de Auditoria de Contas Médicas que, além de analisar os lançamentos na conta hospitalar, conta com mecanismos de inteligência artificial para auxiliar na identificação de problemas em registros clínicos.
Este trabalho de inteligência é feito através de um conjunto de serviços de machine learning e por um motor de regras, num processo de duas fases, que na primeira fase extrai e classifica informações e na segunda fase processa os dados obtidos.

Exemplo:

Na frase “O paciente realizou fisioterapia.” é extraída o texto Realizou Fisioterapia. O que indica (deduz-se) que o paciente deve ter realizado uma sessão de fisioterapia. Essa sessão deve estar lançada na conta do sistema hospitalar, pois caso contrário temos uma inconsistência entre evolução e lançamento.

Através de um mecanismo de integração com o sistema hospitalar o Dr. Marvin acessa conta do paciente e verifica se o item encontra-se lançado na conta.

Um exemplo um pouco mais complexo 

Na evolução: "Mantido AVP em MSD. Salinizado. Realizado curativo oclusivo com opsite e tegaderm.”.

São extraídas os textos - Mantido Acesso Venoso Periférico + Salinização + Realizado Curativo + Opsite + Tegaderm.

Este conjunto de tags permite deduzir que:

  • Não foi trocado o acesso venoso;
  • Foi realizada uma salinização do acesso;
  • Foi realizado um curativo utilizando-se os materiais Opsite e Tegaderm.

Os registros clínicos devem refletir os lançamentos das contas, podendo ser facilmente verificável cruzando as informações da conta com os textos. De acordo com a análise acima, se os lançamentos deduzidos não estiverem na conta, o Dr. Marvin irá sugerir a inclusão, visto que os mesmos foram evoluídos.

São muitos termos analisados

O Dr. Marvin conta com aproximadamente de 180 termos, não contando variações, que são convertidos em palavra chaves e que possibilitam a manipulação pelo motor de regras. Novos termos, novas combinações de termos ou variações podem ser incluídos, de acordo com as necessidades das regras de validação desejadas.

Abaixo alguns exemplos:

Muitas vezes é somente através da leitura das evoluções que os auditores conseguem entender o que o atendimento prestado ao paciente. Trata-se de uma atividade demorada e repetitiva, que agora o Dr. Marvin pode auxiliar com o uso da inteligência artificial.

Solicite uma demonstração sem compromisso com os nossos consultores.