Quarto item da pesquisa: “Como é o dia do fechamento com o convênio?”

O processo de auditoria de contas médicas, as boas práticas para faturar as contas, o tempo necessário para a leitura correta da conta pela auditoria, entre outras práticas e diretrizes, vão por “água abaixo” quando chega o dia de fechamento e entrega dos lotes para os convênios, não é mesmo?

As contas são enviadas sem auditar ou como uma auditoria superficial. Parece que o desespero bateu a porta e mandou a razão pegar férias.

É isso mesmo, “o prazo chegou”. Estando ou não auditadas as contas precisam ser enviadas. Como relatamos nos informativos anteriores, o processo feito manualmente é lento mesmo, não existe milagre.

Dia de muito estresse, conflito, horas extraordinárias e sensação de que o trabalho não foi concluído ou foi concluído com baixa qualidade. Enfim, dia onde os analgésicos já não fazem mais efeito.

Quais os impactos dessas contas que foram enviadas sem a devida análise?

  • O financeiro não terá o valor previsto e terá que agir na equalização do caixa;
  • O faturamento terá aumento no trabalho de análise e recurso de glosa;
  • A contabilidade terá que tratar contabilmente esse lançamentos e retornos;
  • Todos terão que justificar as suas falhas com a diretoria.

É o caos? Não, mas quase … Realmente é bem complicado e com o aumento dos atendimentos gerando cada vez mais contas, teremos uma situação insustentável!! Está mais do que na hora de mudar esse quadro.

Aproveitando, como está a qualidade do processo de auditoria de contas médicas na sua entidade? Já parou para fazer essa análise?

Clique acesse o Infográfico que fizemos que identifica o nível de problemas potenciais que sua entidade pode ter no processo de auditoria de contas médicas. Caso se identifique com mais de 03 itens, é necessário repensar seu processo interno.

 

Categorias: