Terceiro item da pesquisa: “O conflito entre o faturamento e o financeiro.”

É natural que exista conflito entre a equipe do faturamento e a do financeiro, pois é um desafio para o financeiro garantir uma previsibilidade de receita que permita uma boa gestão do fluxo de caixa.

Porque isso acontece? Pois o vilão “glosas” entra em ação.

Como o processo de auditoria de contas médicas e faturamento não garantem o recebimento pelos motivos que descrevemos anteriormente, o pessoal do financeiro fica sem lastro, ou seja, faz previsões “às cegas”.

Quando iniciam os conflitos? Quando os pagamentos efetuados pelos convênios começam a entrar na conta.

Normalmente o faturamento entrega uma previsão de receita por convênio para o financeiro e obviamente ele espera que o dinheiro previsto entre no caixa. Quando ele recebe os pagamentos toma aquele susto, pois vê que o valor está bem diferente do previsto. Caso ele tenha se comprometido com a direção da entidade o impacto negativo vai ser bem maior, não é mesmo?

E aí a equipe do faturamento começa a ouvir sutilezas como: “pessoal não está fazendo nada”, “pessoal está fazendo tudo errado”, “auditoria de contas não funciona” ou na melhor das hipóteses o financeiro pergunta: a onde está problema? E infelizmente o faturamento nem consegue dizer de maneira precisa.

Haja coração! Mas, é fato que as relações entre faturamento e financeiro não “são” abaladas, elas “estão abaladas”. É necessário melhorar de forma radical o resultado da auditoria das contas médicas a fim de evitar esse desgaste.

 

No próximo informativo sobre a pesquisa que estamos apresentando abordaremos o item: “Como é o dia do fechamento com o convênio”

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