Faturamento hospitalar
Percentuais na Endoscopia e polipectomia ou
colonoscopia e polipectomia
Duvida do Assinante
Boa tarde ! Gostaria de tirar uma dúvida. Como procede o percentual de cobrança caso o paciente realize os seguintes exames : Endoscopia , polipectomia ( na endoscopia) , colonoscopia , polipectomia ( na colono )?
Sobre a sua dúvida, a CBHPM traz a seguinte instrução para exames com procedimento associados:
Nos portes dos procedimentos intervencionistas já estão incluídos os respectivos exames diagnósticos. Contudo, quando realizados dois ou mais procedimentos intervencionistas pela mesma via de acesso, a valoração destes obedecerá ao item 4.1 das Instruções Gerais, desde que não haja um código específico para o conjunto.
4.1 Quando previamente planejada, ou quando se verificar, durante o ato cirúrgico, a indicação de atuar em vários órgãos ou regiões ou em múltiplas estruturas articulares a partir da mesma via de acesso, a quantificação do porte da cirurgia será a que corresponder, por aquela via, ao procedimento de maior porte, acrescido de 50% do previsto para cada um dos demais atos médicos praticados, desde que não haja um código específico para o conjunto.
CBHPM 2016 – Instruções Gerais – pagina 12
Então, para Endoscopia digestiva alta (40201120) com realização de Polipectomia do esôfago, estômago ou duodeno (independente do número de pólipos) (40202550) deverá ser cobrado somente o código da Polipectomia, pois no mesmo já esta incluso o exame de Endoscopia. O mesmo se aplica a Colonoscopia (40201082) juntamente com Polipectomia de cólon (independente do número de pólipos) (40202542).
Ambos procedimentos não utilizam mesma via portanto podem ser cobrados 100% cada.
Atenção:
Fique atento aos acordos ou editais do convênio em questão pois podem haver normas diferenciadas de cobrança para estes exames. E também atenção ao código que foi solicitado ao convenio e que foi autorizado!